Mensagem de Boas Vindas

Tel Aviv panorâmica Junior menor

Bem-vindo ao site da Embaixada de Portugal em Telavive!

Esperamos que a informação aqui disponibilizada seja útil e contribua para reforçar o relacionamento entre Portugal e Israel.

Mais notícias Notícias

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto  (27 janeiro 2023)

Assinalamos hoje o 78.º aniversário da libertação do campo de Auschwitz-Birkenau, lugar onde foram cometidas as piores atrocidades do sistema concentracionário nazi.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é uma ocasião para recordar um capítulo nefasto do maior ato de brutalidade da história moderna e as vítimas dos crimes contra a humanidade e dos horrores infligidos pelo regime nazi: os judeus, os ciganos, outras minorias étnicas ou religiosas, os homossexuais, as pessoas com deficiência, as pessoas com condições mentais, os opositores políticos e os intelectuais.

Embora não tenhamos respostas para explicar o inexplicável, nem estejamos na posse de vocabulário que qualifique o Holocausto, é imperativo não deixarmos de fazer perguntas sobre esse período infame da história da humanidade, de nos inquietarmos com a sua ruína e de o perpetuarmos na memória coletiva.

Unimos a nossa voz a todos quanto se pautam pelo respeito, promoção e proteção dos direitos humanos, que combatem a discriminação racial, incluindo o antissemitismo, o anticiganismo, e a homofobia. Estamos lado a lado com aqueles que fazem soar alto os valores da tolerância, dignidade da pessoa humana, liberdade e a igualdade, que constituem a essência da nossa Constituição.

Lembramos igualmente os exemplos de coragem, altruísmo e solidariedade de não-judeus que se colocaram em perigo para salvar judeus da barbárie nazi durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes, Carlos Sampaio Garrido e Alberto Lis-Teixeira Branquinho, eternizados em espaço próprio no Ministério dos Negócios Estrangeiros, bem como José Brito Mendes e Joaquim Carreira.

O heroísmo destes salvadores inspira a luta contemporânea contra todas as formas de discriminação, racismo e xenofobia, bem como a realização do direito à liberdade de religião ou crença, prioridades absolutas de Portugal.

No plano interno destaca-se a adoção do «Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025 - Portugal contra o racismo», que tem como objetivo a promoção da igualdade, o combate ao racismo e à discriminação racial, incluindo o antissemitismo, e contam-se várias iniciativas emblemáticas em torno da memória do Holocausto, como o «Programa Nunca Esquecer».

Portugal é membro de pleno direito da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), comprometendo-se com o reforço da promoção da educação, investigação e memória sobre o Holocausto.

No plano externo a nossa ação é guiada pela universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, que se reforçam mutuamente. A promoção e proteção dos direitos humanos é uma parte central e consistente da nossa ação na esfera bilateral e multilateral.

Num mundo cada vez mais confrontado com desafios prementes como a propagação do radicalismo ou da desinformação, devemos defender uma ordem global sustentada pelos princípios da paz, cooperação, diálogo e respeito pelos direitos humanos.

A propagação do ódio contra os judeus, particularmente online, é uma tendência em franco crescimento, que impõe a necessidade de uma resposta firme da comunidade internacional no combate ao antissemitismo.

Portugal associa-se a todos os esforços de combate a todas as formas de racismo, antissemitismo, xenofobia e homofobia, assim como o reforço da promoção da educação, investigação e memória sobre o Holocausto.

Para contribuir para este desiderato, a área governativa da Educação está a finalizar negociações com o Memorial do Holocausto Yad Vashem para um memorando que irá reforçar a promoção e o estudo dos direitos humanos, particularmente na preservação da memória do Holocausto, no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil do Aluno, documentos referencia no sistema educativo português. A formação de docentes constitui o eixo central do memorando, fazendo parte da estratégia desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com entidades nacionais e internacionais com reconhecida relevância.

Evocar o passado, prevenir o futuro.

#HolocaustRemembranceDay

#Portugal4HumanRights

 

o-ano-da-morte-de-ricardo-reis-3.jpg

Na próxima semana teremos a abertura da 15ª edição da Semana do Cinema Português - PT#Film Week 100Saramago  que terá lugar nas cinematecas de Telavive, Haifa e Jerusalém.

Todos estão convidados  para a abertura do evento que terá lugar no dia 24 de Janeiro, quarta-feira, às 20h00 na Cinemateca de Telavive.

O filme de abertura será “O Ano da Morte de Ricardo Reis” do realizador português João Botelho baseado no livro de José Saramago com o mesmo título.

Há um código para todos os nossos convidados (8868530), e só aceder ao convite (ou ao site da Cinemateca de Telavive) e selecionar a opção »click here for ticketing  e selecionar o “voucher” type ticket” e inserir o código 8868530 .

Todos os filmes terão legendas em português e hebraico. 

 

Programa da PT# Film WEEK em Telavive :

The Year of the Death of Ricardo Reis 24/1 at 20:30

José and Pilar 25/1 at 19:00

Saramago's Heirs 27/1 at 11:30

Blindness 28/1 at 21:00

Embargo 29/1 at 21:00

Atualizado em : 19 de outubro 2022

 

MOVIMENTO ASSOCIATIVO - Candidaturas 2022 para o regime legal de apoios

No âmbito do Decreto-Lei n.º 124/2017, de 27 de setembro, está a decorrer o prazo para a apresentação de candidaturas entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2021.

  1. Processo de candidatura

As candidaturas são apresentadas junto do posto consular ou da seção consular da embaixada territorialmente competentes, em razão da área de execução da ação ou projeto, através da apresentação:

  1. Do formulário de candidatura disponível no Portal das Comunidades Portuguesas (https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/);
  2. Do orçamento global, do qual conste a estimativa de custos e receitas, incluindo os apoios de outras entidades, nacionais ou estrangeiras, quando existam;
  3. Do plano de atividades calendarizado e do orçamento do ano para o qual solicita apoio, aprovados e assinados pelos órgãos sociais;
  4. Do relatório de atividades e contas relativos ao ano anterior ao da apresentação da candidatura, aprovados e assinados pelos órgãos sociais;
  5. Da declaração sob compromisso de honra, de não condenação por sentença transitada em julgado por factos relativos à prossecução do seu objeto, salvo se, entretanto, tiver ocorrido a sua reabilitação, nos termos constantes no formulário de candidatura;
  6. De declaração, sob compromisso de honra, da veracidade das informações prestadas, nos termos constantes do formulário de candidatura; e
  7. Do programa do projeto, com cronograma.
  1. Processo de credenciação

Relembra-se que é condição prévia de apresentação de qualquer candidatura a credenciação da entidade junto da DGACCP, através da apresentação:

  1. Do ato de constituição e dos estatutos;
  2. Do registo junto das autoridades e orçamento; e
  3. Do relatório de atividades e contas relativos ao ano anterior, aprovados e assinados pelos órgãos sociais.

A lista de associações e outras entidades com credenciação válida junto da DGACCP encontra-se publicada no Portal das Comunidades Portuguesas no link abaixo indicado:

https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/EMI/Lista_das_associa%C3%A7%C3%B5es_e_entidades_credenciadas_junto_da_DGACCP.pdf

Contactos

32, HaArba Street
Southern Tower, 26th floor, Tel-Aviv
Israel 6473925

(00972) (0)3 6956372
(00972) (0)3 6956373
(00972) (0)3 6956361
telavive@mne.pt (Embaixada)
sconsular.telavive@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

                                      sefa

portaldascomunidadesportuguesas

logo rep portuguesa

president

logo AR

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

prevenção