Mensagem de Boas Vindas

Tel Aviv panorâmica Junior menor

Bem-vindo ao site da Embaixada de Portugal em Telavive!

Esperamos que a informação aqui disponibilizada seja útil e contribua para reforçar o relacionamento entre Portugal e Israel.

Mais notíciasNotícias

Conferência sobre Proteção contra a Discriminação Racial e Intolerância Relacionada (antissemitismo, xenofobia e anti-ciganismo) - 20 de abril de 202101 abril 2021

No próximo dia 20 de abril terá lugar em formato digital a Conferência sobre Proteção contra a Discriminação Racial e Intolerância Relacionada (antissemitismo, xenofobia e anti-ciganismo), promovida pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em parceria com o Programa Nunca Esquecer.

A luta contra todas as formas de discriminação é uma prioridade da Presidência Portuguesa, comprometida em promover os Direitos Humanos e em garantir a igualdade de oportunidades.

Esta conferência de Alto Nível enquadra-se no Programa do Trio de Presidências e da PPUE e integra-se num conjunto de iniciativas da Presidência relacionadas com a promoção dos valores europeus da democracia, incluindo a celebração do 10.º aniversário da Convenção de Istambul sobre a prevenção e o combate à violência contra mulheres e violência doméstica, o Diálogo informal sobre Integração, ambos em abril, ou a conferência de Alto Nível sobre o Estado de Direito e Direitos Fundamentais, em maio.

Insere-se também num conjunto de iniciativas empreendidas a nível da UE (e.g. Plano de Ação da UE contra o Racismo 2020-2025 e a organização de uma Cimeira contra o Racismo (19 de março); Declaração do Conselho sobre a luta contra o antissemitismo), bem como a nível regional e internacional, designadamente no quadro das Nações Unidas.

Marta Santos Pais integra a Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)24 fevereiro 2021

O Governo português congratula-se pelo convite endereçado a Marta Santos Pais para integrar a Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM). É a primeira vez que uma cidadã portuguesa irá assumir estas funções, o que traduz, nas palavras da Presidente da CIPM, a Juíza Navi Pillay, o reconhecimento da sua “profunda experiência e prestígio global” na área dos direitos humanos.

A abolição universal da pena de morte é uma prioridade constante da política externa portuguesa, que se concretiza numa ação transversal e coerente, a nível bilateral e multilateral, para pôr fim a esta prática. Portugal foi um dos membros fundadores da CIPM, e apoia de forma ativa os seus esforços que tanto têm contribuído para reforçar a tendência global de abolição da pena capital.

No decurso  de uma longa carreira que incluiu o exercício das funções de liderança na Organização das Nações Unidas, a nova Comissária prestou um contributo inestimável à causa abolicionista. Entre outros exemplos, destaque-se o seu papel na negociação do Segundo Protocolo Adicional ao Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, e na inclusão, na Convenção sobre os Direitos da Criança, da cláusula que proíbe a aplicação da pena de morte a menores de 18 anos. A sua ação alargou-se também a outros domínios de importância crucial, nomeadamente o do combate à violência contra crianças, granjeando-lhe o respeito de todos quantos com ela trabalharam nos mais diversos cenários. O Governo português está certo de que o seu contributo continuará a revelar-se valioso, e reitera o seu apoio ao trabalho da CIPM.

Atualmente, Marta Santos Pais exerce funções como Comissária do "Programa Nacional Nunca Esquecer – em torno da memória do Holocausto".

A CIPM é uma estrutura criada em setembro 2010, com vista ao estabelecimento de uma moratória universal à pena de morte, e à sua eventual abolição. Atualmente, conta com o apoio de 18 Estados, de todos os continentes do globo. É presidida pela sul-africana Navi Pillay, ex-Alta Comissária para os Direitos Humanos e ex-juíza do Tribunal Penal Internacional, e composta por várias personalidades de renome.

Podcast UN-LOCKING- 10.03.2021 (19h00 IL /17h00 PT)

Encontro de Autores Portugueses & Israelitas

Evento inaugural Presidência Portuguesa UE *.

Link para acesso ao podcast: 

https://us02web.zoom.us/j/4671046444?pwd=M2J2eThIamJFci8wdEV5TFRla0FZZz09

*Iniciativa da Embaixada de Portugal em Telavive, Instituto Camões e The Hebrew Writers Association.lockdown_podcast_invitation-eng-3.jpg

Contactos

32, HaArba Street
Southern Tower, 26th floor, Tel-Aviv
Israel 6473925

(00972) (0)3 6956372
(00972) (0)3 6956373
(00972) (0)3 6956361
telavive@mne.pt (Embaixada)
sconsular.telavive@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

                                      sefa

portaldascomunidadesportuguesas

logo rep portuguesa

president

logo AR

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático

prevenção