Mensagem do Embaixador de Portugal em Israel

Jorge Cabral

 

Tendo embora formalmente chegado a Israel nos últimos dias de 2020, é com o novo ano 2021, que agora se inicia, que venho saudar-vos a todos.

Este é o ano em que Portugal assume, já neste primeiro semestre, a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia e muitos são, portanto, os desafios que teremos que enfrentar. Mas é com grande entusiasmo e otimismo que encaro mais esta missão na minha já longa carreira diplomática, em particular por se tratar de um país com a vitalidade e o dinamismo de Israel.

Faço-o num momento de grandes desafios e algumas relevantes mudanças a nível mundial, com a convicção de que os laços entre Portugal e o Estado de Israel continuarão a desenvolver-se e a aprofundar-se. Os últimos anos foram caracterizados por uma redescoberta mútua entre os povos dos dois países, redescoberta que em boa hora envolveu, também, empresas, universidades e sociedade civil em geral. Aumentámos o turismo entre os dois países, abrimos ligações aéreas diretas que potenciaram a circulação de pessoas, conectamos empresas, universidades, aumentamos a cooperação tecnológica e científica. Relacionamento bilateral que igualmente se consolidou em áreas tão diversificadas como defesa, ciberterrorismo, empreendedorismo e agro-tecnologia.

Deste modo, podemos dizer que as relações de Portugal e o Estado de Israel são, hoje, excelentes. E que Portugal recebe, cada ano que passa, um número crescente de cidadãos provenientes de Israel que se deslocam a Portugal com motivações tão diversas como a realização de negócios, investimentos, estudo, pesquisa e inovação. Ou simplesmente para passeios pelos percursos e terras marcadas pela herança judaica, ou experiências de surf, ou de gastronomia.

No momento em que inicio funções como Embaixador de Portugal em Israel, é com grande prazer e enorme satisfação que dou as boas vindas a todos quantos queiram aceder à página de internet da Embaixada de Portugal em Telavive, convidando-os a uma consulta regular dos serviços e informações que disponibilizamos e das atividades que desenvolvemos, diariamente, nas áreas consulares, culturais, comerciais e turísticas. Convido-os, também, a acederem às nossas redes sociais, onde igualmente divulgamos as nossas iniciativas.

Todos vivemos tempos de particular dificuldade e pesados desafios, mas estou certo de que juntos saberemos trabalhar para vencer as adversidades do momento, dando continuidade ao caminho de união e proximidade entre os nossos dois países e povos. Contem, para isso, com a minha total disponibilidade e empenho, assim como da equipa desta Embaixada.

Quero desejar, a toda a comunidade portuguesa residente em Israel, luso-descentes e aos nossos amigos e irmãos israelitas, um ano de 2021 repleto de paz, saúde, harmonia e prosperidade.

Shalom

 

                                                                                             Jorge Cabral 

                                                                                             Embaixador

Foto_Embaixador_para_página_oficial.JPG

 

                                                                                                                                               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Partilhe