Encontro Literário com Dr. António Moncada de  Sousa Mendes,  o neto de Aristides de Sousa Mendes (Justo entre as Nações) 

25.08.2022 (quinta-feira) às 18h30 (horário de Portugal), 20h30 (horário de Israel).

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, teremos um encontro virtual (via zoom) com o Dr. António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes ( Justo entre as Nações) e que tantas vidas salvou.

Esta conversa será uma oportunidade única para ouvirmos (pela vertente de um familiar), a história do cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que com imensa coragem que desafiou Salazar e desobedeceu à sua hierarquia, para salvar as vidas de 30.000 refugiados durante II Guerra Mundial.

"Mas quem era Aristides de Sousa Mendes? Por trás da figura heroica esconde-se um homem complexo, profundamente íntegro e religioso, devoto à família e ao país, e que foi forçado a fazer uma escolha terrível entre a sua consciência e o dever profissional, sabendo que as consequências para si seriam implacáveis".

O encontro contará também com a participação do Dr. Avraham Milgram, autor da obra “Portugal, Salazar e os Judeus” e historiador emérito do Museu Yad Vashem, em Israel.

A conversa terá lugar no próximo dia 25.08.2022 (quinta-feira) às 20h30 (horário de Israel)

Link de acesso para o evento/ via zoom:

LINK DE ACESSO: https://us02web.zoom.us/j/87148537537...

ID da reunião: 871 4853 7537

Senha de acesso: 886337

Uma nova iniciativa da Embaixada de Portugal em Telavive, juntamente com o Centro Cultural da RUA DAS JUDIARIAS (Lisboa) e o Centro Cultural do Brasil (CCB).

A conversa será em Português.

 

Esperamos por vocês! “Capa_do_Livro_do_Aristides_Sousa_Mendes.jpg

  • Partilhe