AVISOS  (Atualizado em 06.03.2020)

1. Novo Coronavírus – Covid-19

Como parte das medidas de emergência adotadas pelas autoridades israelitas no sentido de prevenir o contágio do Covid-19, é negada a entrada em Israel de todos os cidadãos estrangeiros não-residentes que tenham visitado a China, a Tailândia, Coreia do Sul, Singapura, Japão, Itália, França, Alemanha, Suíça, Espanha, Áustria ou Macau e Hong Kong nos 14 dias que antecederam a sua entrada em Israel (em caso de uma escala inferior a 5 horas num destes países, a entrada em Israel deverá ser permitida).

No que se refere a cidadãos portugueses que residam em Israel e que se desloquem neste período a um dos países/territórios já mencionados, no regresso, ser-lhes-á solicitada uma declaração oficial em como são efetivamente residentes em Israel. Essa declaração deverá ser obtida junto da Embaixada de Israel em Lisboa (https://embassies.gov.il/lisboa/Pages/default.aspx). Após a sua entrada em Israel, terão de permanecer em quarentena (isolados numa divisão da sua residência) por um período de, pelo menos, 14 dias seguidos.

De sublinhar que, no que diz respeito à entrada em Israel de turistas que não vêm de nenhum dos países já referidos, tem-se verificado que é feita à chegada uma avaliação caso-a-caso pelos próprios agentes fronteiriços no aeroporto Ben Gurion, sendo por vezes negada a entrada em território israelita.

Aqueles a quem é permitida a entrada em Israel, e caso venham a sentir algum dos sintomas associados ao Covid-19 (febre, tosse, etc), deverão contactar imediatamente as autoridades sanitárias israelitas, através do número de emergência médica (101) ou da hotline para o COVID-19 (*5400).

Mais informações sobre as medidas especiais adotadas no quadro do Covid-19, podem ser encontradas na página do Ministério da Saúda israelita: https://govextra.gov.il/ministry-of-health/corona/corona-virus-en/

 

  • Partilhe